4.2 - Feedback dos formandos - ambiente de ensino

Resumo

Como Gestor da Qualidade deve estar ciente de que os formandos estão mais motivados para aprender num ambiente de ensino que responde às suas necessidades e, portanto, é importante obter feedback dos formandos sobre o ambiente de ensino. É necessário fazê-lo regularmente, de preferência a cada três meses e deve tomar em consideração todos os detalhes do ambiente de ensino. Possivelmente pode contribuir para as taxas de participação e conclusão nos programas de EFP.

Porque é que isto é importante para si enquanto GQ?

  • Para contribuir para o processo de aprendizagem dos formandos através da melhoria do ambiente de ensino;
  • Para mudar fisicamente o ambiente de aprendizagem a fim de melhorar o processo de aprendizagem dos formandos;
  • Para garantir que os formandos estão mais motivados a aprender num ambiente de ensino que satisfaça as suas necessidades de aprendizagem;
  • Para atrair mais potenciais formandos.

Como devo implementar esta ação?

  • Ao pedir feedback dos formandos sobre o ambiente de ensino, não se esqueça de envolver estes aspetos: ambiente físico, componentes psicossociais ou emocionais, influências sociais e culturais que existem em uma situação de aprendizagem;
  • Não se esqueça de incluir o uso de ferramentas (digitais) na sala de aula;
  • Ao compor uma pesquisa para recolher feedback dos formandos sobre o ambiente de ensino, tente pensar em questões realmente relevantes para a experiência do formando no ambiente de ensino, coloque-se no lugar dos formandos;
  • Considere avaliar até mesmo os menores detalhes do ambiente de ensino, por exemplo:
    • A sala de aula precisa de estar fechada ou aberta?
    • Qual é a experiência da tecnologia móvel, de ligação, visual e de apoio?
    • O ambiente de ensino precisa de uma configuração fixa (decidida pelo formador) ou os próprios formandos precisam decidir sobre a configuração do ambiente?
  • Para a configuração do ambiente de ensino, pode ajudar mostrar aos formandos fotos/desenhos de diferentes configurações e deixá-los avaliar as melhores configurações para determinadas situações de aprendizagem;
  • Pedir feedback regularmente, de forma anónima e de preferência a cada três meses.

Como devo saber se causei impacto, aumentando a qualidade da prestação de EFP e em que medida? (Indicadores também ligados ao EQAVET, se houver):

  • Se avaliar como os estudantes se sentem sobre o seu ambiente de ensino, isso pode contribuir para a taxa de participação nos programas de EFP da sua instituição (com um aumento de pelo menos 10% para resultados de implementação bem sucedidos após um ano), uma vez que os estudantes irão divulgar que o ambiente de ensino é uma questão importante na sua instituição e que serão tomadas medidas para melhorar o ambiente de ensino quando necessário, com base no seu feedback;
  • Se pedir feedback sobre o ambiente de ensino, isso pode contribuir para a taxa de conclusão dos programas de EFP da sua instituição, uma vez que os formandos ficam mais motivados a concluir um programa de EFP com um ambiente de ensino adaptado ao seu feedback e, portanto, às suas necessidades. A taxa de conclusão deve aumentar pelo menos 10% ao fim de um ano.

Links e outras leituras (inclui também recursos de terceiros - vídeos, etc.):

  • Barker, L. J. & Garvin-Doxas, K. (2004). Making visible the behaviors that influence learning environment: A qualitative exploration of computer science classrooms (Tornando visíveis os comportamentos que influenciam o ambiente de aprendizagem: Uma exploração qualitativa das salas de aula de ciências da computação). Computer Science Education, 14, 2, 119-145.
  • Cleveland, B. & Fisher, K. (2014). The evaluation of physical learning environments: A critical review of the literature (A avaliação dos ambientes físicos de aprendizagem: Uma revisão crítica da literatura), 17, 1-28.
  • Dorman, J. P., Adams, J. E. & Ferguson, J. M. (2002). Psychosocial environment and student self-handicapping in secondary school mathematics classes: A cross-national study (Ambiente psicossocial e apropriação dos formandos nas aulas de matemática do ensino secundário: Um estudo transnacional). Educational Psychology, 22, 5, 499-511.
  • Faulkner, J. K., Bradley, K. D., Lumpp, J. K. & Bradley, J. W. Broadening the Roles of School Psychologists through an Evaluation of Learning Environments: A Pilot Study (Alargar o papel dos psicólogos escolares através de uma avaliação dos ambientes de aprendizagem: Um Estudo-Piloto), 1-20.
  • Quadro Comum de Referência do projeto IN-QUAL, capítulo 2. Princípios e indicadores padrão de prestadores de educação para o empreendedorismo
  • Diretrizes do projeto IN-QUAL, G 4 - Incluir feedback nas práticas e procedimentos diários
  • GW University Teaching & Learning Center (n.d.). Sample Questions for Getting Feedback from Students (Exemplos de perguntas para obter o feedback dos formandos).
  • Ozay, E., Kaya, E. & Sezek, F. (2004). Application of questionnaire to describe teacher communication behaviour and its association with students in science in Turkey (Aplicação de questionário para descrever o comportamento de comunicação do professor e a sua associação com formandos de ciências na Turquia). Journal of Baltic Science Education, 2, 6, 15-21.
Glossary
Unit 4
Time - Preparatory phase:
Low: 1 hour to 1 day
Time - Regular tasks:
High: every day
Time - Length of commitment:
High: > 1 month
HR - Number of staff members:
Medium: Up to 50% of staff
HR - Commitment by staff members:
High: More than 1 month
Economic investment:
Medium: Investment is option
ICT skills:
Basic
Suggested Cards: before reading the current one:
Suggested Cards: after reading the current one: