Criado em 19991 por iniciativa da Universidade de Coimbra, o Instituto Pedro Nunes (IPN) é uma instituição privada sem fins lucrativos que promove a inovação e transferência de tecnologias,  estabelecendo a ligação entre o meio científico e tecnológico e o tecido produtivo.
 A missão do IPN é contribuir para o fortalecimento da relação entre a universidade e o mundo empresarial para promover a inovação, rigor, qualidade e empreendedorismo nas organizações privadas e públicas. Atua em três frentes que se complementam: 

  • Investigação e desenvolvimento tecnológico, consultadoria e serviços especializados. A infraestrutura tecnológica do IPN dispõe de um conjunto de seis laboratórios (Automação, Materiais, Informática, Fitossanidade, Eletroanálise, Geotecnia) em áreas diversificadas do desenvolvimento tecnológico que, conjuntamente com as ligações que estabeleceu com instituições do ensino superior, organizações de I&DT e empresas, tanto nacionais como internacionais, colocam o IPN numa posição privilegiada para a condução de atividades de I&DT em conjunto com as empresas. O IPN pode assim proporcionar um apoio multidisciplinar na criação de produtos e processos inovadores no meio empresarial. O que
    inclui investigação e desenvolvimento tecnológico, acesso a fontes de financiamento e apoio em questões de Propriedade Industrial e acesso a mercados internacionais.
  • Incubação e aceleração de empresas e ideias — Promove a criação e o desenvolvimento de empresas inovadoras e de base tecnológica.
  • Formação especializada e divulgação de ciência e tecnologia — Disponibiliza formação contínua de alto nível, privilegiando tipologias de formação-ação. O Departamento de Formação do IPN é uma entidade formadora certificada, um reconhecimento que garante a capacidade em prestar serviços de formação de qualidade. Este reconhecimento é atribuído pela Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT).
     Como entidade formadora certificada o IPN utiliza procedimentos e práticas de acordo com um referencial de qualidade específico, que garante a credibilização do IPN na formação ministrada e nos seus resultados.